O que é horário de pico energético e por que existe?
por ABC Geradores • 21/05/2025
Se você tem dúvida sobre o que é horário de pico, saiba se tratar de um período de ponta, em que ocorre um aumento significativo no consumo de eletricidade. Ele existe para fazer as pessoas controlarem melhor o uso de seus equipamentos, bem como gerar consciência sobre o que pode acontecer se a energia for usada excessivamente, como aumento de tarifas na conta de luz.
Como o horário de pico exige uma atenção maior quanto ao uso dos equipamentos, é fundamental ter compreensão sobre o que ele é, para otimizar o seu consumo e conseguir diminuir as despesas na conta de energia. Isso porque existem aparelhos que puxam mais ou menos eletricidade. Devido a isso, é indispensável analisar a eficiência deles para usar o que pode causar menos prejuízos para você.
Quando Ocorre o Horário de Pico?
O horário de pico acontece entre 18h e pode se estender até às 21h, período este em que muitas pessoas saem de seus trabalhos e retornam para casa. É também um momento de maior consumo tanto por parte das empresas quanto do comércio e locais de entretenimento.

Ressaltamos que esses horários podem sofrer variações conforme a região e também a concessionária responsável pelo fornecimento de eletricidade. Inclusive, o acionamento da iluminação de vias públicas coincide com esses períodos, bem como o fato de as pessoas ativarem seus eletrodomésticos para usarem no momento em que chegam em suas residências. Entenda cada ponta na demanda energética:
- Fora de Ponta: é o período de menor demanda e se inicia das 12h até aproximadamente perto de 17h e retorna após às 22h;
- Intermediário de Ponta: a demanda média ocorre passados às 17h, prossegue para 18h, depois das 21h e encerra às 22h;
- Ponta: é o momento de consumo mais elevado, que inicia às 18h e encerra após às 21h.
Na fase intermediária e de ponta, as concessionárias precisam fornecer uma quantidade maior de energia para garantir que todos utilizem os equipamentos com tranquilidade. Saiba também que é nesses períodos que a tarifa de energia costuma ser mais cara que o ideal devido ao uso intenso de centenas de milhares de pessoas simultaneamente.
Por que Existe o Horário de Pico?
Por conta do aumento de demanda, já que as residências, indústrias e também os comércios usam, ao mesmo tempo, aenergia elétrica. A elevação do consumo, por ser maior, faz as concessionárias gerarem taxas que vão ser cobradas posteriormente, na conta de eletricidade no final do mês.
É indispensável saber que as concessionárias também precisam realizar o dimensionamento de infraestrutura para conseguirem atender toda a demanda ao nível máximo. No entanto, isso pode influenciar diretamente na questão de capacidade no fornecimento de energia e também em relação às despesas operacionais. Conheça quais são os aparelhos que consomem muita energia:
- Ar-Condicionado;
- Chuveiro Elétrico;
- Micro-ondas;
- Máquina de Lavar;
- TV;
- Aquecedor;
- Freezer.
Entender o que é horário de pico tem importância, pois se trata de um período usado para determinar os momentos em que a energia vai ser mais usada ou não. Normalmente, as pontas ocorrem durante a semana e, aos sábados, domingos e feriados nacionais, estão isentas.
Impactos do Horário de Pico no Consumo e na Tarifa de Energia
Desconhecer o que é horário de pico pode causar impactos, como tarifas altas, sobrecarga de sistema e quedas repentinas de energia. O consumo elétrico também pode encarecer, visto que as tarifas tendem a ser 3x maiores que o normal, o que afeta diretamente milhões de pessoas. Veja outros pontos:
- Tarifas altas: como ocorre o aumento de demanda, a tarifa de energia pode ficar mais alta no horário de pico;
- Sobrecarga no sistema: o uso constante também pode causar uma sobrecarga na rede elétrica, o que vai causar o aumento de interrupções no fornecimento de luz;
- Impacto direto no meio ambiente: utilizar termelétricas para gerar eletricidade por meio do combustível fóssil também contribui para o aumento da emissão de gases poluentes;
- Investimentos em infraestrutura: as concessionárias podem ter que investir em novas infraestruturas. Também pode causar o aumento nas contas de luz.
O que é horário de pico: neste período, é normal que muitas empresas e outros estabelecimentos, como comércios e indústrias, permaneçam ativos porque não têm a possibilidade de encerrar os serviços inesperadamente. Porém, é importante alocar o uso dos equipamentos para horários que possuam uma demanda menor no consumo, o que pode ajudar a economizar também.
Além disso, o fato de a energia ser usada ao mesmo tempo pode causar uma sobrecarga no sistema. Se isso acontecer, é muito possível que os equipamentos desliguem repentinamente e prejudiquem a utilização da empresa, indústria, comércio ou das pessoas em suas residências.
Estratégias para Mitigar os Efeitos do Horário de Pico
Usar fontes alternativas, como o caso da solar, que pode auxiliar na diminuição de dependência somente de rede elétrica, é uma alternativa a considerar. É importante optar pelo deslocamento do consumo e adquirir equipamentos com melhor eficiência energética para prevenir desperdícios e poder reduzir os gastos na conta de luz. Confira o que fazer e o que evitar, agora que sabe o que é horário de pico:
O que fazer: | O que evitar: |
---|---|
Evitar usar equipamentos que consomem eletricidade em excesso no período de 18h às 21h; | Ligar diversos aparelhos, ao mesmo tempo, sem ser realmente necessário; |
Apagar as luzes de cada cômodo, se não tiver ninguém. É uma maneira de diminuir os gastos na conta; | Esquecer diversas luzes acesas nas salas da companhia. É fundamental orientar e incentivar a equipe quanto às boas práticas de utilização energética; |
Reduzir a quantidade de equipamentos ativos na empresa, caso o uso não seja necessário no momento; | Manter todos os aparelhos conectados na indústria, comércio ou empresa, mesmo os que não forem ser usados; |
Usar fontes alternativas, como a eólica ou solar, porque são sustentáveis e mais eficientes; | Usar somente um tipo de energia, o que é prejudicial no longo prazo por conta da dependência; |
Adotar o uso de equipamentos mais eficientes para diminuir o consumo de eletricidade; | Não obter equipamentos eficientes para poupar energia. Isto pode causar mais desperdícios e gerar ainda mais despesas; |
Utilizar luz natural ou lâmpadas de LED, que são mais econômicas. | Implementar somente luzes incandescentes que geram muitos gastos mensais na conta de luz. |
Ao entender o que é horário de pico, você tem a possibilidade de escolher outras alternativas para manter os equipamentos ativos no seu negócio. Geradores de energia são indicados para diferentes tipos de situações e, dentre elas, para os momentos de ponta, pois podem auxiliar na redução de gastos.
Com a ABC Geradores, além de saber sobre o que é horário de pico, você tem a praticidade de entrar em contato com a nossa equipe para solicitar um orçamento de gerador de energia. De maneira simples, segura e rápida, basta preencher o formulário com os dados requeridos, enviar o conteúdo e aguardar a resposta breve de nossos especialistas.
No caso das empresas que precisam manter muitos aparelhos ativos constantemente, o mais indicado a fazer é adotar as energias sustentáveis, porque reduzem a dependência por combustíveis. Ainda, manter alguns aparelhos que não vão ser usados totalmente desligados é outro aspecto que precisa ser feito regularmente para evitar desperdícios internos.
Se antes você desconhecia sobre o que éhorário de pico, compreenda que este é o momento do dia em que muitos equipamentos são ativos simultaneamente. Isso se deve ao fato de que as pessoas chegam em suas casas, e muitas empresas ainda não encerraram completamente as atividades internas, além de ser o período em que os postes das vias públicas são ativados.
Agora que sabe o que é horário de pico, a ABC Geradores te orienta a adotar boas práticas para reduzir o gasto de energia no período de ponta. O objetivo é o de reduzir desperdícios, gerar mais economia no longo prazo e ter uma eficiência energética muito melhor no dia a dia!