Manutenção de geradores de energia como deve ser feito? Guia completo.
por ABC Geradores • 20/12/2024
O serviço de manutenção de geradores deve ser feito por meio da verificação de possíveis problemas no equipamento. Neste caso, peças antigas, a falta de combustível e baterias precisam passar por melhorias para não falharem bruscamente durante o fornecimento de energia elétrica para empresas, indústrias, comércios e setores de serviços públicos.
Quando você precisar de correções no equipamento, tenha atenção aos tipos de profissionais que vão realizar o procedimento. As chances de erros serem cometidos durante as melhorias são maiores, além da possibilidade de as peças serem substituídas por modelos incompatíveis que prejudicam completamente a eficiência do gerador.
- O que é manutenção de geradores?
- Principais tipos de geradores e suas necessidades de manutenção
- Tipos de manutenção de geradores
- Principais componentes dos geradores e cuidados na manutenção
- Como realizar a manutenção preventiva de geradores
- Benefícios da manutenção adequada de geradores
O que é manutenção de geradores?
A manutenção de geradores envolve a realização de testes e análises periódicas para identificar o desgaste de peças, se existem falhas no funcionamento e qual a capacidade de produção do maquinário. Os profissionais se encarregam de corrigir os problemas com a implementação de novos equipamentos e fazem novas checagens a fim de garantir a funcionalidade.
Importância da manutenção de geradores
A manutenção é importante porque aumenta a eficiência no fornecimento de energia, reduz problemas com falhas, melhora a vida útil dos equipamentos e diminui as perdas de produção causadas pela falta de luz. Entretanto, se os geradores não passarem por melhorias, podem ter problemas de quebras de ventoinhas, baixa transmissão de eletricidade e quedas constantes.
Principais tipos de geradores e suas necessidades de manutenção
Cada tipo de gerador vai precisar de uma manutenção diferente, o que exige a solicitação do serviço adequado para a locadora. Dessa forma, se pode ter a certeza de que o trabalho vai ser feito com eficiência, transparência, agilidade e segurança e que o gerador vai estar em perfeitas condições.
Geradores a diesel
Na manutenção de geradores a diesel são feitas análises nos filtros de óleo e de ar, bem como checagem da parte em que o óleo está armazenado. Os profissionais costumam verificar também se a bomba de combustível realmente se encontra lubrificada e, posteriormente, se concentram na observação do sistema de arrefecimento, que pode precisar de limpeza.
Geradores a gás
Para a manutenção de geradores a gás ocorrerem, os especialistas avaliam a qualidade do motor, das peças, filtros e testam as cargas. Caso problemas sejam detectados, a troca dos equipamentos antigos por novos é feita para garantir que o equipamento funcione e não passe por falhas críticas.
Geradores de energia renovável
Se você utilizar o gerador de energia renovável, a manutenção pode ser feita no controlador, na bateria e nos captadores da eletricidade, como eólica, hídrica, solar, biomassa ou maremotriz. Esse é um serviço mais específico que vai exigir uma equipe especialista para verificar possíveis anormalidades no equipamento e as corrigir.
Tipos de manutenção de geradores
Os tipos de manutenção de geradores têm a função de melhorar a qualidade dos equipamentos e evitar que falhem o tempo todo. Isso porque se o uso for frequente, o desgaste dos componentes pode acontecer mais rapidamente. Por isso, explicaremos os principais tipos de manutenções que podem ser considerados para as melhorias serem implementadas:
- Manutenção corretiva: corrige problemas em casos de falhas e defeitos;
- Manutenção preventiva: tem a função de melhorar a vida útil das peças para impedir que estraguem;
- Manutenção preditiva: estratégia que consiste em verificar se os equipamentos funcionam direito, o que auxilia na previsibilidade de possíveis problemas;
- Manutenção autônoma: os operadores podem realizar pequenas manutenções para corrigir problemas.
Recomendamos que você entre em contato com a locadora antes de partir para a manutenção de geradores autônoma, pois se o profissional não tiver conhecimento, pode danificar as peças. Envie uma mensagem para aABC Geradoresexplicando os problemas analisados e que você precisa de ajuda para aprimorar o equipamento com segurança.
Saiba que caso partículas, combustíveis e resíduos de óleo se acumulem nas peças do gerador, dificilmente ele vai ligar e, caso aconteça, pode ser danificado. Por esse motivo, se você notar que a potência diminuiu bruscamente, contate a nossa assistência para solucionar a questão o quanto antes.
Principais componentes dos geradores e cuidados na manutenção
Os geradores são compostos por diversos componentes, mas que, a depender do nível de utilização, vão precisar passar por melhorias ou trocas. Portanto, se você já tem há algum tempo o equipamento, é indispensável saber quais itens precisam de cuidados para ter uma longa durabilidade:
- Sistema de combustível;
- Sistema de arrefecimento;
- Bateria;
- Sistema de escape;
- Lubrificação e óleo;
- Pontas do injetor.
Caso a lubrificação seja insuficiente, o desgaste das peças ocorre rapidamente, enquanto a filtragem não acontece como deveria, prejudicando o gerador. É necessário que a troca de óleo seja feita pelos nossos técnicos que, além de te ajudar, vão orientar quanto aos períodos de retorno. Assim, você sabe quando as novas manutenções devem acontecer.
Em relação às pontas do injetor, este é um item que envia combustível aos cilindros do gerador e mesmo quando fica desgastada, ainda realiza esse procedimento, mas pela falta de manutenção, fuligem e fumaça preta começam a ser liberadas. Com isso, será necessário substituir os itens por modelos compatíveis com o equipamento ou chamar os nossos especialistas para te auxiliar.
Como realizar a manutenção preventiva de geradores
Tenha ainda mais controle da manutenção preventiva de geradores ao incluir em uma planilha datas e horários que o serviço deve ser realizado. A partir dessas informações, você consegue se organizar e fazer com que a sua empresa permaneça ativa até determinado período para o trabalho dos operadores ser iniciado.
Cronograma de manutenção preventiva
No cronograma deve existir a verificação do nível de óleo, troca do filtro, análise do sistema de refrigeração, checagem do combustível e observação do funcionamento da parte elétrica. Em sua planilha, você consegue incluir mais informações referentes à manutenção de geradores, além de marcar as avaliações dos profissionais quanto aos pontos que foram melhorados.
Inspeções regulares e testes de desempenho
As inspeções regulares precisam ser feitas para garantir que os geradores não tenham problemas enquanto ativados. Caso seja notada alguma anormalidade, como baixa potência, os especialistas podem realizar testes de desempenho para encontrar o problema e o corrigir imediatamente.
Limpeza e troca de peças essenciais
É normal que o problema nem sempre seja por equipamentos desgastados, já que podem estar sujos e precisar apenas de uma limpeza. Agora, se as peças estiverem realmente ultrapassadas, os nossos operadores fazem a troca por novos modelos para garantirem que o gerador não tenha nenhuma falha.
Monitoramento remoto
O monitoramento remoto permite que falhas sejam detectadas imediatamente, o que faz com que os profissionais se preparem para realizar a manutenção. É possível também verificar sobrecarga, baixa velocidade e a quantidade de combustível disponível, porque se estiverem inadequados, você pode solicitar o nosso auxílio.
Benefícios da manutenção adequada de geradores
Dentre os benefícios observados na manutenção está o maior período de atividade dos geradores. Isso evita que as peças sejam completamente danificadas e faz com que a vida útil do equipamento seja prolongada. Os cuidados preventivos precisam ser realizados periodicamente de acordo com a orientação dos especialistas, o que pode proporcionar:
- Redução do tempo de inatividade e aumento da confiabilidade;
- Aumento da vida útil do gerador;
- Economia de custos a longo prazo;
- Garantia de operação contínua nos setores críticos;
- Prevenção contra acidentes;
- Agilidade no serviço;
- Melhora a performance;
- Evita a necessidade de trocar o equipamento por um novo.
Se o gerador não passar por manutenção, o corte de eletricidade, custos elevados, produção parada e desperdício de tempo são alguns dos aspectos negativos causados pela falta de correções regulares. Portanto, não adianta ter um equipamento de última geração, quando os serviços de manutenção necessários não são solicitados.
Por esses motivos, é muito importante contar com aABC Geradores, que está há anos no mercado realizando manutenções de alta qualidade nos equipamentos. Ao fazer a sualocação de geradoresconosco, você tem a possibilidade de solicitar a assistência quando precisar para garantir que o equipamento continue íntegro!